Retrospectiva do Grêmio 2014


Mais um ano que se passa, mais uma temporada de trabalho que se vai sem muitos êxitos e nenhum título a vista para alegrar a torcida gremista. 2014 foi um ano medíocre para o Grêmio dentro de campo. Eliminações, derrotas, vitórias pouco convincentes, etc. Fora dele, algumas conquistas, pouco significativas para uma torcida que está sedenta mesmo para gritar "É Campeão".

Como em todos os anos, este foi mais um que começou cheio de esperança por parte da torcida, que, como sempre, apoiava e acreditava que este seria um ano diferente. Mas...

O inicio da temporada começou com um cara chamado Enderson Moreira como treinador da equipe. Veio do Goiás para o Grêmio já com certa desconfiança. Logo no primeiro Gre-nal que disputou – na final do Gauchão, em plena Arena – foi derrotado por 2x1. E no segundo jogo – no Alfredo Jaconi – viu o tricolor ser goleado por 4x1 pelo Inter e ficar apenas com o 2º lugar da competição. Começava assim sua conturbada passagem pelo Grêmio.
Foto: GazetaPress

A boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2013 rendeu ao Grêmio, além do vice-campeonato, a vaga para a Libertadores da América 2014. Na fase de grupos o Grêmio ficou no grupo 6, considerado o “Grupo da Morte” da competição. No tal grupo, o tricolor gaúcho teve um ótimo aproveitamento, classificando-se em primeiro para a fase seguinte. A derrota nas oitavas de final diante do San Lorenzo causou a eliminação do Grêmio da competição e acabou com o tão sonhado Tri da América.

Classificado diretamente para as oitavas de final da Copa do Brasil – também pela 2º colocação no Brasileirão do ano anterior – a equipe do Grêmio foi eliminada/excluída da competição também nas oitavas de final. No jogo de ida, contra o Santos, na arena do Grêmio, o time gaúcho foi superado por dois a zero em jogo que ficou marcado pelo episódio de racismo contra o goleiro santista Aranha. Fato que, futuramente levou o clube gaúcho a ser retirado da competição pelo STJD.

Depois de uma série de más atuações, a demissão de Enderson Moreira culminou na derrota do Grêmio dentro de casa ante o Coritiba por três a dois, em 27 de julho. O treinador saiu do tricolor com 19 vitórias, 9 empates e 7 derrotas; em 35 jogos, um aproveitamento de 62,8%.

Para seu lugar, foi contratado Luiz Felipe Scolari. O Felipão. Após 18 anos o comandante voltou à casamata tricolor para tentar reerguer o time. A notícia de sua volta foi recebida com imensa alegria por todos os gremistas, que compareceram em peso para recepciona-lo em sua chegada ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Em pouco mais de dez dias após chegar a Porto Alegre, Felipão já estava à beira do Gramado para comandar o Grêmio. Seu jogo de estreia foi justamente em um Gre-Nal, no Beira Rio, o qual o tricolor foi superado pelo colorado pelo placar de 2x0.
Foto: Lucas Uebel/grêmio FBPA

A partir da 16º rodada, já com Scolari, o tricolor acumulou uma série incrível de nove jogos sem derrota, o que alavancou o clube na tabela, chegando a disputar uma vaga no G4, mas tal façanha não foi o suficiente para mantê-lo até o final do campeonato entre os quatro primeiros. Por fim, o Grêmio terminou o Campeonato Brasileiro setimo lugar na tabela e ficou apenas com a vaga para  a Copa do Brasil de 2015.

Felipão esteve junto ao tricolor no qual foi um dos maiores trunfos da equipe neste pobre 2014: a vitória de 4x1 sobre o Internacional na 33º rodada do Campeonato Brasileiro.

Em setembro, o Grêmio inaugurou a primeira lanchonete de um clube de futebol do mundo: a “Hamburgueria 1903”. A loja possuí uma área de 150 m² e tem identidade alusiva ao Grêmio, com painéis, réplicas de camisetas e troféus e iluminação predominantemente azul. Com o grande sucesso da primeira loja, inaugurada em Porto Alegre, a expectativa é que o negócio cresça cada vez mais e se expanda pelo sul do Brasil.
Foto: Fernando Gomes/Agencia RBS

No inicio de outubro, o Presidente em exercício Fábio Koff anunciou a chamada ”Operação Grêmio”. Que foi o acordo firmado entre o Grêmio e a OAS para a compra total do estádio e da gestão da Arena. O clube pagará cerca de R$ 24 milhões por ano durante os seis primeiros anos, enquanto a OAS paga o financiamento que fez para construir o estádio. Depois desse período, o valor repassado pelo Grêmio diminui em pelo menos um terço. O repasse por parte do clube durará 20 anos.

No dia 18 deste mesmo mês foi realizada a eleição para o novo presidente do Grêmio para o biênio 2015/2016, a qual foi vencida pelo candidato Romildo Bolzan Junior que teve 6.398 votos, 71,4%.
Foto: Bruno Alencastro/Agencia RBS

Postar um comentário

Obrigado pela Visita, Deixe o seu comentário!

Caro visitante, leia as regras abaixo antes de comentar:
- Comente sobre o assunto da postagem;
- Os comentários são liberados, sem necessidade de escrever as letras de confirmação.
- Não faça comentários com xingamentos; Leia nossa regras aqui.

SANGUE AZUL

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Popular Items

Regras

Teste