Um estudo realizado pelo BDO e divulgado pelo jornal Estado de São Paulo mostrou os clubes com as marcas mais valiosas do Brasil entre 2013 e 2014, obtendo um aumento de cerca de 19%.
O Grêmio subiu para a 5ª posição, subindo duas em relação ao ranking anterior do ano passado, com valor de mercado estipulado em R$ 478,5 milhões.
Para realizar o estudo, a empresa de auditoria e consultoria levou em conta 21 variáveis, entre elas o balanço financeiro dos clubes e o poder aquisitivo da torcida, e concluiu que a evolução das marcas está ligada a fatores como aumento das cotas de TV, marketing e programas de sócio-torcedor.
Confira o TOP 10:
1. Corinthians – R$ 1.236,1 bilhão
2. Flamengo – R$ 1.006,1 bilhão
3. São Paulo – R$ 879,1 milhões
4. Palmeiras - 576,1 milhões
5. Grêmio – R$ 478,5 milhões
6. Internacional – R$ 453,7 milhões
7. Santos – R$ 416 milhões
8. Cruzeiro – R$ 407,2 milhões
9. Atlético-MG – R$ 357,6 milhões
10. Vasco - R$ 339,6 milhões
2. Flamengo – R$ 1.006,1 bilhão
3. São Paulo – R$ 879,1 milhões
4. Palmeiras - 576,1 milhões
5. Grêmio – R$ 478,5 milhões
6. Internacional – R$ 453,7 milhões
7. Santos – R$ 416 milhões
8. Cruzeiro – R$ 407,2 milhões
9. Atlético-MG – R$ 357,6 milhões
10. Vasco - R$ 339,6 milhões